Vendas de Veículos Elétricos em abril de 2024: ligeiros de mercadorias em alta
As vendas de veículos elétricos em Portugal, em abril, permitem retirar diversas conclusões. Em primeiro, lugar a mais óbvia: houve um ligeiro decréscimo relativamente ao mês anterior. Todavia, relativamente aos primeiros quatro meses de 2024, o mês de abril registou o maior valor de variação homóloga relativamente ao registo dos BEV – os veículos 100% elétricos. O valor foi de 40,73%! Outro número interessante, foi terem sido vendidos mais veículos ligeiros de mercadorias do que no mês anterior: aumento de 55,70%. Este detalhe aponta no sentido de se verificarem nas estradas do nosso país cada vez mais veículos de empresas que já fizeram a opção de transitar para veículos mais eficientes e económicos nas suas frotas.
lhando para o mercado dos veículos, o número total de veículos elétricos vendidos no mês de abril foi de 7.210! Em síntese, o número de veículos eletrificados diminuiu na categoria dos ligeiros, mas em sentido oposto registaram-se mais veículos ligeiros de mercadorias do que no mês passado. Comercializaram-se 357 veículos comparados com 203 do mês de março. Em termos percentuais correspondeu a um aumento de 75,86%.
Os dados registados mostram cada vez mais variações interessantes para a mobilidade elétrica no seu todo, uma vez que as diversas categorias para além dos veículos ligeiros continuam com números em linha com o mês passado. Em 2024 já não são apenas os veículos ligeiros de passageiros a contribuir para as estatísticas nacionais. Cada vez mais se nota a entrada de veículos pesados (graças ao esforço de muitas autarquias em aumentar as suas frotas urbanas de autocarros), mas também de ciclomotores, motociclos, quadriciclos, veículos ligeiros de mercadorias e também alguns veículos pesados de mercadorias, cuja oferta já está disponível para venda.
Em resumo, venderam-se 6.853 veículos de passageiros e 357 veículos de mercadorias, num total de 7.210 veículos eletrificados.
Consulte o artigo completo aqui: